segunda-feira, 6 de junho de 2011

SAINDO DA ZONA DE CONFORTO PRA VENCER


Mensagem pregada na IPR Central de Paraguaçu Paulista-SP
I Cronicas 4.9-10
Intro:
Todo mundo tem uma zona de conforto NA VIDA.
-Há uma certa temperatura em que nos sentimos mais confortáveis.
-Existe um modo de vida em que nos sentimos à vontade.
-Há uma multidão de pessoas com as quais nos sentimos mais confortáveis (até mesmo dentro da igreja: pessoas das quais temos mais afinidade).
-Quando estamos em torno da multidão errada, em uma situação errada, no lugar errado, e fazendo as coisas erradas, podemos nos sentir muito desconfortável e fora do lugar.
Não há nada errado com isso, e só prova que estamos interessados em estarmos bem. No entanto, há uma sensação de conforto que pode se tornar uma coisa preocupante.
- É quando esse mesmo tipo de vida confortável invade nossa vida espiritual que nos causam problemas.
-Quando você se tornar complacentes com sua vida de oração e satisfeitos com seu pequeno progresso espiritual, você precisa sair da zona de conforto com urgência.
Nunca devemos chegar a um lugar como um filho de Deus, onde estamos totalmente satisfeitos com nossa caminhada com cristo.
-Paulo aos Filip. 3:12-14. Traz para nós o espírito que devemos andar a cada dia. Eu não alcancei ainda, mas uma coisa faço...eu prossigo para o alvo...esquecendo o que fica para trás de mim eu avanço para as coisas que estão diante de mim.
Não só muitas pessoas vivem em uma zona de conforto espiritual. Mas o triste também é quando uma igreja e uma família torna-se complacente, e é aí que a Igreja começa a morrer!

Transição:
Mas como sair dessa zona de conforto? Acho que a resposta pode ser encontrada nos versículos que lemos hoje. Nesta oração de Jabez, podemos ver alguns fatos que podem nos ajudar a sair da nossa zona de conforto, tanto como indivíduos e como igreja.
-Jabez nasceu num contexto de dor. Num período em que o nome ditava o real estado da pessoa.
- Seu nome significa literalmente, "O Filho da minha tristeza, dor, aflição, ele irá causar dor."
-A Bíblia não afirma como foi a infância de Jabez, mas podemos dizer o que ele ouvia: você causou muito sofrimento à sua mãe.
-E crescer ouvindo isso poderia ter dado a esse menino uma sentença.
-Mas assim como Paulo afirmou aos filipenses, Jabez um dia decidiu que seu passado não o limitaria... e ele clamou ao Senhor... alargue as minhas tendas... e diz o texto que Deus ouviu a sua oração...Aleluia!

Três coisas notáveis são exemplos para nós neste versículo.

I. V. 9 NÃO HÁ LUGAR PRÉ-DETERMINADO PARA VOCÊ PERMANECER NA VIDA.
1 Cr. do capítulo 01 ao capítulo 04:08 é a genealogia da nação Israel . Para a maior parte é uma coleção de "desconhecidos" quebrado apenas por alguns instantes sobre as vidas de algumas das pessoas mais notáveis, como David.
-Quando chegamos a Jabez, somos confrontados com um homem cuja vida é como um oásis no árido, seco do deserto. A maioria dos outros simplesmente afirmam que gerou filhos e filhas e que morreu.
-Mas parece que Jabez não se contentava em ser como todo mundo. Acontece que Jabez era um gigante entre pigmeus. Como uma montanha vida de Jabez subiu até o topo. Ele era um alguém real em um mar de desconhecidos!
- Existem poucos dentre nós, seres humanos que se elevam acima da multidão.
-Há muito poucos os que deixam uma marca indelével no mundo. A maioria de nós se contenta em viver como todo mundo que nos rodeia.
-Mas, não é triste pensar que a sua vida ea minha poderia ser condensada a uns poucos "desconhecidos e depois morreu"? Não seria uma tragédia para a sua vida a descer para não mais que algumas linhas sobre um túmulo?)
-Nós nunca devemos estar satisfeitos de ser como todos os outros! Deus chamou cada um de nós e nos dotou cada um de uma forma maravilhosa, 1 Coríntios. 12:7-26 . Ele nos deu os meios pelos quais podemos destacar da multidão e ser diferente para a Sua glória. Algumas pessoas são diferentes apenas por uma questão de ser diferente, não é isso que eu estou falando.
O que estou dizendo é que precisamos ser diferentes, porque o Senhor tem feito um trabalho em nossos corações e vidas.
A questão é se em 10 anos as pessoas vão olhar pra você e dizer: você continua omesmo hein!!! Ou vai dizer: o que houve com você? Você está melhor!!

II) NÃO HÁ PROBLEMAS PASSADOS QUE POSSAM TE PARALISAR:
- Sua mãe chamou-lhe Jabez. Este nome significa literalmente, "O Filho da minha tristeza, dor, aflição, ele irá causar dor."
-Sua vida não tem que ser assim! Hoje eu estou aqui para dizer que: Deus te deu poder, através do Espírito Santo, para se libertar das cadeias do nosso passado.
-Só porque a você cresceu numa família humilde, e sem muita notoriedade, não significa que temos que permanecer assim para sempre! Tudo o que eu estou dizendo é que nós temos a habilidade para se levantar acima de nós mesmos através do poder de Deus, 1 Coríntios. 15:10 .
-Nos podemos superar as circunstâncias da vida.

ILUSTRAÇÃO: Alguns de vocês podem ter ouvido falar de Wilma Rudolph. atleta olímpica de sucesso na década de 1960, mas a maioria não conhece sua história. Ela era a 16ª de 18 crianças em uma família pobre. Na idade de 4 anos, ela contraiu poliomielite e perdeu o uso da perna esquerda. A batalha contra a pólio deixou debilitado e ela imediatamente desenvolveu pneumonia crônica e escarlatina. Mesmo que ela conseguiu sobreviver as doenças mortais, ela passou a maior parte de sua infância como um aleijado. Foi somente através de anos de terapia, e por sua determinação que Wilma foi capaz de recuperar o uso da perna esquerda. Ela passou a jogar basquete colegial estabelecendo um novo recorde única jogadora de maior número de pontos: 803 em 25 jogos. Em 1960, Wilma Rudolph representou o Estados Unidos nas Olimpíadas, realizadas em Roma, Itália e ganhou medalhas de ouro em todos os três eventos em que competiu. Em ambas, a 100 metros e de -200 metros rasos, ela terminou, pelo menos, três metros na frente de seu concorrente mais próximo. Ela manteve o recorde mundial nos 100 metros e estabeleceu um novo recorde olímpico nos 200. E na prova de 400 metros que ela trouxe sua equipe de último lugar para ganhar o ouro.
Muito poucas pessoas diriam que Wilma Rudolph conseguiria sequer participar de uma olimpíada: alguns chamariam isso, de agarrar o anel de ouro e reivindicar uma vida melhor.
–Quantos buscam isso... você consegue orar hoje? Dizendo: Senhor alargue as minhas tendas nesta cidade em todos os níveis!

III. V. 10 NÃO HÁ ORAÇÃO FEITA COM FÉ QUE NÃO TENHA RESPOSTA .
- A Bíblia diz que Jabez era "mais ilustre que seus irmãos". Isto significa simplesmente que "ele era digno de maior honra do que o resto de sua família".
- Jabez não é lembrado como um grande líder, profeta ou pregador. Ele não fez a sua marca nos campos de batalha da vida como um grande líder de homens. Mas seu nome é lembrado, porque Ele era um homem de oração. Seu nome é lembrado, porque ele era um homem de Deus em dias sem Deus!
-Tenho orado a Deus e esperado o dia em que vamos aprender que não temos que fazer como todo mundo. Quando vamos entender que o Senhor fez-nos um indivíduo e não temos para encaixar no meio da multidão nem temos de agradar a ninguém, mas ele.
-O que ele pediu em sua oração?

A-Ele pediu o melhor de Deus - Jabez queria que a plenitude de bênçãos de Deus estivessem sobre sua vida. Quem entre nós não queremos a mesma coisa hoje?
-Ele ora por sua fronteira a ser expandido, Jabez está pedindo ao Senhor para ajudá-lo a ter mais influência no mundo. Parece que Jabez não se contenta em habitar em sua zona de conforto. Ele quer sair e fazer mais para o Senhor.
B-Jabez orou por Poder - Jabez pediu ao Senhor que colocasse a sua poderosa mão sobre sua vida.
-Jabez não se contentava em ser como os outros, quando ele veio para o poder de Deus. Ele queria mais!
Porque é que algumas pessoas parecem ter a Deus por toda a sua vida? Porque é que algumas pessoas parecem ser eficazes em tudo que fazem para o Senhor? Porque é que algumas pessoas parecem ter o poder de Deus? Simplesmente Porque se recusaram a descansar em sua zona de conforto, mas eles de bom grado pagam o preço diante do Senhor e, como consequência, ele tem abençoado com o poder em seu trabalho!
-A Bíblia nos mostra que Paulo – era fraco no corpo, e desprezível na aparência mas uma potência de Deus (At 14:8-12).
Evangelista Moody – era inculto, desarticulado, mas uma arma poderosa na mão de Deus).
-Quantos querem poder de Deus aqui hoje?

Conclusão:
Eu não sou Jabez, nem você, mas se estamos dispostos a sair da nossa zona de conforto. então o Senhor pode e vai ouvir as nossas orações e nos dará as coisas que procuramos na vida.
Para isso precisamos fazer algumas perguntas a nós mesmos: Você está satisfeito com o crescimento da sua igreja? Você está satisfeito com o nível espiritual da sua igreja? Você está satisfeito com o alcance da sua igreja?
Agora, voltemos para a sua própria vida? Você está crescendo como deveria, ou você está satisfeito onde você está agora? Você está satisfeito com o que você está fazendo para o Senhor? Você está satisfeito com seu nível de crescimento espiritual?
Se a resposta é não, então quero dizer que o Senhor está esperando sua posição e oração para fazer as mudanças necessárias em sua vida. Tudo o que resta é a você é orar hoje pedindo que Deus lhe alargue as tendas.
Pr. Fábio Ramos
IPR Central de Paraguaçu Paulista-SP

Nenhum comentário: